segunda-feira, 27 de junho de 2011

Arquitetura com contentores


Já tinha lido algo a respeito uma vez no blog Obvious, mas o livro “XS ecológico – grandes idéias para pequenos edifícios” traz um novo olhar sobre a utilidade dessa arquitetura. Na página 150, há a proposta do arquiteto australiano Sean Godsell, que é prover desabrigados de áreas atingidas por desastres naturais ou guerras construindo habitações baratas e de forma rápida.






















Os Future Shacks de Godsell são equipados com telhado pára-sol desmontável, tanques para água, células fotovoltaicas, receptores de satélite, escadas para o telhado e rampas de acesso.


O motivo da escolha de Godsell é a praticidade. As dimensões de um contentor permitem que ele se transforme numa casinha, cada unidade pode ser facilmente empilhada ou enfileirada para transporte, e sua forma é adequável a vários tipos de terreiro.

A idéia pode para nós ser novidade, porém já é bem comum na Europa e nos Estados Unidos. Exemplos de empresas que trabalham com esse tipo de construção são LOT-EK e Spacebox. No Brasil, a primeira casa de contentor foi posta a venda em 2009, com projeto da arquiteta catarinense Lívia Ferraro, e tem 6m de comprimento e 2,5m de largura.







Casa de contentor de Lívia Ferraro













Como seu material de fabricação é o aço, naturalmente ele será um forno no verão e uma geladeira no inverno. Por isso o isolamento térmico é um problema que deve ocupar bastante a cabeça dos fabricantes.












Se quiser, confira o site das empresas citadas (em inglês):

http://www.lot-ek.com/

http://www.spacebox.nl/




Informações tiradas daqui:


RICHARDSON, Phyllis – XS ecológico: grandes idéias para pequenos edifícios. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2007.


http://obviousmag.org/archives/2007/09/lotek_arquitect.html


http://estrategiaempresarial.wordpress.com/2008/06/01/arquitetura-casas-e-escritorios-que-utilizam-containers-na-sua-construcao/


http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI90294-15228,00-COMO+VIVER+BEM+DENTRO+DE+UM+CONTEINER.html

Nenhum comentário: